segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Refletindo sobre a leitura e escrita digital
Apesar dos ganhos, surgem também as perdas como, desinteresse do aluno pela leitura de livros, a escrita errada no caderno. Nós como professores devemos incentiva-los a fazer leituras de livros, jornais, revistas, e trabalhar as duas formas de escrita, orientando sempre onde se deve ser aplicada cada uma.
Projeto de aprendizagem
Como os professores estão utilizando as tecnologias disponíveis na escola, como uma ferramenta de trabalho para suas aulas?
Só vale levar a tecnologia para a escola se ela estiver a serviço dos conteúdos. Isso exclui, por exemplo, as apresentações em Power Point que apenas tornam as aulas mais divertidas (ou não!), os jogos de computador que só entretêm as crianças ou aqueles vídeos que simplesmente cobrem buracos de um planejamento malfeito. ”Do ponto de vista do aprendizado, essas ferramentas devem colaborar para trabalhar conteúdos que muitas vezes nem poderiam ser ensinados sem elas”.
Da soma entre tecnologia e conteúdos, nascem oportunidades de ensino. Mas é preciso avaliar se as oportunidades são significativas."A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje" ela é indispensável. Não faz sentido, por exemplo, ver o crescimento de uma semente numa animação se podemos ter a experiência real.
As dúvidas sobre o melhor jeito de usar as tecnologias vem através de recomendações gerais para utilizar os recursos em sala. Mas os resultados são melhores quando é considerada a didática específica de cada área.
As tecnologias vieram somar na educação?
O papel da informática na educação no processo de ensino e aprendizagem sofreu muitas transformações ao longo dos anos.
Finais da década de 80 e década de 90 presenciaram outro avanço tecnológico que foi amplamente utilizados na educação: primeiro a multimídia e posteriormente a WWW (World Wide Web) vieram somar-se ao leque de ferramentas que a informática tem a sua disposição para uso educacional.
Assim objetivo é discutir como essas ferramentas, estão sendo utilizadas na educação infantil hoje, e refletir sobre as possibilidades de uso no futuro visando contextualizar a educação num processo de formação integral e universal do cidadão. Para isso, se iniciará a discussão do papel da tecnologia na educação e seu diferentes usos , passando para a informática na educação, abordando principalmente a questão dos recursos informáticos na educação infantil. O uso da tecnologia como ferramenta entende-se como o uso que tanto os professores como os alunos fazem da tecnologia para apoio aos seus próprios trabalhos. Neste caso a tecnologia é utilizada como mais uma ferramenta entre outras (lápis, papel, computador, borracha, impressora, etc.).
No uso da tecnologia como meio, existem duas vertentes: o aprender da tecnologia, e o aprender com a tecnologia.
Aprender da tecnologia implica como pressuposto que a tecnologia detenta o conhecimento, e que o aprendiz precisa utilizar a mesma como fonte de conhecimento. Percebe-se que nesta visão, o conhecimento é visto como algo que pode ser transmitido, externo ao sujeito e acabado, e que o conhecimento pode ser embutido dentro da tecnologia e transmitido ao aluno (Jonassen, 1999).
Se as tecnologias estão sendo utilizadas de forma correta no ambiente escolar.
Quando falamos de novas tecnologias fazemos referência, principalmente, àquelas digitais. Hoje, sabemos que a tendência é de que haja uma convergência de tecnologias e mídias para um único dispositivo. O essencial é que este dispositivo possua ferramentas de produção colaborativa de conhecimento, de busca de informações atualizadas. Isso possibilita uma comunicação multidirecional, na qual todos são autores do processo ou, pelo menos, têm potencial para ser.
Vivemos numa sociedade informatizada. Não podemos negar o contato com a tecnologia justamente para a população menos favorecida que, em geral, só teria condições de acessá-la no ambiente escolar. Pesquisas mostram resultados promissores quando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) são utilizadas de forma adequada, que oriente o uso para a aprendizagem, o exercício da autoria e o desenvolvimento de produções em grupo.
As novas tecnologias podem ser usadas de diferentes maneiras, mas podem trazer soluções mais eficazes em projetos que envolvem a participação ativa dos alunos, como em atividades de resolução de problemas, na produção conjunta de textos e no desenvolvimento de projetos. O fundamental nessas tarefas é fazer com que os alunos utilizem a tecnologia para: chegar até as informações que são úteis nos seus projetos de estudo, desenvolver a criatividade, a co-autoria e senso crítico.
Já temos uma série de instrumentos sendo utilizados pelos professores. Os blogs, por exemplo, são bastante disseminados entre os docentes. O WiKi, que é um programa virtual de produção colaborativa de textos, também. Entretanto há outros recursos, como simuladores que permitem visualizar fenômenos da natureza ou do corpo humano que não teríamos condições de acompanhar se não fosse virtualmente; os simuladores propiciam também compreender o significado de funções matemáticas abstratas por meio de testes de hipóteses e da representação gráfica instantânea.
Referências Bibliográficas
http://revistaescola.abril.com.br/tecnologia, acesso em 16/08/2010.
http://educain-emeinrede.blogspot.com/2009/04/tecnologia acesso em 16/08/2010.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias acesso em 16/08/2010.